quarta-feira, 30 de maio de 2007

Um desafio à tua imaginação

O texto que se segue é o início da história A Ponte da Harmonia, nº24 da colecção Contos de Apoio à Leitura e à Escrita da Texto Editora, disponível aqui na biblioteca:

A Ponte da Harmonia
Num país distante existiam duas ilhas: a da Sinfonia e a do Jazz. Os seus habitantes declaravam guerra quase todos os dias.
Por ironia do destino, a princesa Flauta, da ilha da Sinfonia, apaixonou-se pelo senhor Clarinete, da ilha do Jazz. Todos os dias ao pôr-do-sol, contemplavam-se das suas janelas.
Um dia, o Clarinete decidiu...
O fim desta história está nas tuas mãos: termina-a usando a tua criatividade e imaginação!

Ficha das Energias Renováveis - Correcção

Os alunos do 4ºA elaboraram uma ficha de preenchimento de espaços em branco com palavras relativas ao tema do jogo das Energias Renováveis. Como nem todos puderam ficar com um exemplar da ficha, a estagiária responsável pela actividade deixa aqui a correcção para que todos possam consultar.

1. Quase metade da electricidade de Portugal é produzida nas barragens, através da energia da àgua dos rios.Chama-se a este tipo de energia renovável e energia Hidráulica.
2. O calor de dentro do planeta Terra é a fonte da energia renovável Geotérmica.
3. A captação da luz do sol através de painéis "fotovoltaicos", resulta na produção de energia Solar.
4. A força das ondas do mar podem ser aproveitadas através de máquinas especiais para produção de electricidade: energia Maremotriz.
5. Quando utilizamos lenha/madeira na lareira ou numa fogueira, estamos a utilizar a energia da Biomassa.
6. O vento/ar pode ser transformado em electricidade com máquinas chamadas "turbinas eólicas" - Estamos a falar de que tipo de energia renovável? Energia Eólica.

Parabéns ao 4ºA!!

terça-feira, 29 de maio de 2007

Conselhos Dia da Energia e Dia do Ambiente

Gostavas de ajudar a natureza? Então esta informação é para ti!
Encontram-se afixados na entrada da biblioteca alguns conselhos e dicas para poupar energia e proteger o ambiente (a propósito do Dia da Energia - 29 de Maio e do Dia Mundial do Ambiente - 5 de Junho).
Vem ver o que podes fazer no teu dia-a-dia para ajudar o Mundo!

"Actividades Mágicas" - Dia da Energia

Hoje, dia 29 de Maio, comemora-se o Dia da Energia e a biblioteca não quis deixar passar em branco esta data... Como tal, decorreram ao longo do dia e com diferentes turmas (1ºA, 3ºB e 4ºA), sessões com diferentes actividades:
- experiências de Electricidade Estática com recurso a balões, palhinhas, papel, palitos e rolhas;
- construção de Moinhos de Vento com recurso a papel de lustro, rolhas de cortiça, pioneses, espetos de madeira (espetadas), régua, tesoura e lápis;
- jogo/puzzle sobre Energias Renováveis (com elaboração de uma ficha);
- visionamento de um filme sobre Benjamin Franklin, o inventor do Pára-Raios.

Os alunos demonstraram muito interesse ao longo de todas as actividades e a todos a BE/CRE dá os parabéns pelo desempenho e agradece a participação!

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Resultados da "Roda das Histórias"

Aqui estão as histórias que os alunos do 3ºA fizeram no dia 23 de Maio na actividade "Roda das Histórias".
Hoje de noite a fada Margarida saiu do seu castelo e foi à praia. A fada Margarida quando foi à praia viu um lindo pinhal castanho. Há muito tempo que a fada não ia à praia que ficava na ilha... Estava muito sol e a sua luz batia no mar... A bruxa sentiu o calor e apareceu zangada!
A bruxa estava a tentar matar a fada Margarida e apareceu um menino chamado Ruben que a salvou. Casaram e ficaram felizes para sempre com bonitos filhos!
Escrita por: Ruben, João, Rodrigo, Patrícia e Cristiana.
Um dia três meninas chamadas Sofia, Rute e Soraia estavam na praia a nadar e viram três piratas maléficos chamados José, Diogo e Bruno. Eles estavam num barco à vela e a beber cerveja... No dia seguinte, as meninas acordaram numa cabana. Quando acordaram estavam numa ilha onde estava muito sol. Elas acordaram de madrugada e viram uma bruxa chamada Cristiana que era muito má: tinha uma verruga no nariz! Os piratas foram passar férias e viram umas meninas que estavam em apuros. Salvaram as meninas e elas ficaram contentes.
Foram visitar o rei e a rainha num castelo ao pé do mar de noite. Fazia muito frio...
Quando acordaram de manhã as meninas estavam outra vez na praia. FIM
Escrita por: José, Rute, Sofia, Soraia, Bruno e Diogo.
Era uma vez um dia num palácio onde vivia um rei e uma rainha que estavam muito preocupados com a sua filha princesa.
Era numa bela manhã numa ilha, que no fundo do mar vivia uma sereia chamada Ariel. Ela observava a praia... Ela era a princesa que tinha sido transformada em sereia pela bruxa, nas suas férias.
Vitória, Vitória, acabou a história!
Escrita por: Alexandre, João Murteira, Beatriz, Fábio e Francielly.
Era uma vez uma menina que foi passear no rio de manhã. Essa menina chamava-se Margarida e foi à serra de noite e viu uma bruxa. A Margarida depois disse olá à bruxa e a Bruxa também disse olá e desapareceu...
Nas férias de Verão a Margarida foi à ilha apanhar sol e viu uma cabana. Sentiu um vento e foi a bruxa a apareceu... Isto aconteceu há muuuuito tempo!
Escrita por: Catarina, Bárbara, Edino, Luana e Bruna.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Workshop - Introdução ao conceito de Blog

Hoje, os alunos da turma 3ºA, tiveram o seu primeiro contacto com o conceito de blog. Puderam entender muito resumidamente o que é um blog, quais as suas funções, quem pode fazer, quais as diferenças entre blog e site,...
Após esta primeira parte, os alunos participaram numa actividade retirada do site Riscos e Rabiscos (ver Locais de Interesse) chamada "Roda das Histórias":
Uma roda de histórias é uma estrutura que te permite ter várias categorias – neste caso, três: personagens, locais, tempo – com as quais podes construir histórias.
Monta os modelos que te sugerimos, depois podes criar as tuas próprias categorias ou utilizar as que te sugerimos. Em seguida, só tens que jogar com os teus amigos e construir muitas histórias maravilhosas.
Material necessário:
Atache
Cartolina Branca
Lápis de cor
Caneta preta
Tesoura
Furador
Como fazer:
Imprime os nossos modelos em folhas de cartolina A4 branca. Recorta-os pelas linhas tracejadas. Com uma caneta preta escreve nos espaços individuais os elementos de cada categoria (também podes optar por imprimir o modelo já preenchido). Com a ajuda de um furador faz um pequeno furo no centro de cada um deles e une-as com o atache pela ordem indicada, sendo o número 6 o círculo que ficará em cima. Agora podes pintar a tua roda de histórias (podes desenhar bruxas, sereias, tesouros, piratas, castelos...) e jogar as vezes que desejares com os teus amigos.

Resultaram 4 histórias no final da actividade que serão brevemente colocadas aqui no Torre de Livros!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Dia Internacional dos Museus

Encontra-se na entrada da biblioteca uma pequena exposição alusiva ao Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), onde constam os seguintes conteúdos: significados das palavras Museu, Museólogo e Museologia; "Museus aqui perto..." (fotografias e localização).